diferencas-chopp-artesanal

A diferença entre cerveja de barril, engarrafada e cerveja enlatada

Tanto a cerveja industrializada quanto a artesanal estão se tornando tópicos quentes na indústria de bebidas e para aqueles que apreciam uma boa cerveja. Entretanto, tem-se visto muitos amantes de cerveja artesanal confundirem a cerveja de chopp com as ofertas engarrafadas ou enlatadas de uma cervejaria. É hora de esclarecer qualquer confusão que as pessoas tenham sobre estes dois tipos diferentes de cerveja. Mas elas são exatamente as mesmas? Existem diferenças entre as duas? Vamos esclarecer tudo isso.

entrega-de-chopp-em-florianopolis

As pessoas freqüentemente não entendem as diferenças entre cerveja fresca e cerveja pasteurizada

Para saber mais sobre a diferença entre uma cerveja fresca e uma cerveja pasteurizada é preciso entender sobre o processo de pasteurização:

A pasteurização foi inventada por Louis Pasteur em 1862 e consiste basicamente em aquecer a bebida a uma determinada temperatura, por determinado tempo, e depois a bebida é resfriada a uma temperatura inferior à de antes, de forma a eliminar os micro-organismos ali presentes. Posteriormente, tais bebidas são seladas hermeticamente por questões de segurança, evitando assim uma nova contaminação. Esse procedimento é feito pelas industrias a fim de aumentar a validade do produto.

Tanto o chopp quanto a cerveja engarrafada e enlatada são feitos usando o mesmo método de produção. Ambos contêm os mesmos ingredientes e são alinhados com a mesma vida útil. No entanto, a cerveja engarrafada e enlatada geralmente passa por um processo de pasteurização. Isso torna sua vida útil mais prolongada. A cerveja normalmente dura entre 8 e 12 meses enquanto engarrafada e em lata, e entre 30 e 45 dias enquanto fresca (sob refrigeração).

cerveja-floripa

Por que as pessoas escolhem uma cerveja fresca ao invés de uma cerveja pasteurizada?

O chopp é um produto mais fresco; portanto, suas principais qualidades – como sabor e aroma – estão no seu melhor. Passando por menos processos mantem-se mais viva e saborosa. No processo de pasteurização, além de matar as leveduras, bactérias e microrganismos da cerveja, outros componentes se desprendem da cerveja com o aquecimento.

A cerveja é uma bebida mais saborosa e refrescante quando em barril. O sabor cremoso da cerveja vem do processo de produção e do fato de muitas vezes ser feita há poucos dias. Além disso, o chope normalmente usa gás para torná-lo mais leve e refrescante.

Os fãs de cerveja artesanal percebem que há mais em sua cerveja favorita do que apenas o que vai no copo. Eles elogiam o chopp pela qualidade dos ingredientes e a experiência utilizada na sua elaboração.

O mercado de cerveja artesanal está em plena expansão. As vendas subiram quase 8% em 2017 e os pequenos cervejeiros ainda estão crescendo em torno de 20%. Cada vez mais os estabelecimentos estão se mudando para o mundo da cerveja artesanal, entrando nas prateleiras das lojas e nas torneiras de cerveja de seus bares e restaurantes locais.

chopp-artesanal
chopp-fresco
chopp-artesanal-fresco

Fique com a cerveja, ela é um sangue contínuo, uma amante contínua.

Charles Bukowski

Conclusão

Com estas diferenças em mente, nossa esperança é que este artigo ajude a esclarecer alguma confusão em torno dos distribuidores de cerveja, dos choppes e dos barris de cerveja.

Este ano, nos perguntaram muito sobre dois termos populares na indústria de bares e serviços de cerveja. Eles são comumente confundidos, geralmente por aqueles que não trabalham no campo. O primeiro é Chopp e o outro é cerveja engarrafada. Não os confunda, eles significam preparações diferentes de um mesmo produto. Uma é oferecido no seu estado mais vivo e natural e a outra passa por um processo industrial de pasteurização para conservar mais o produto, porém, perde em sabor e qualidade.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *