pilsen-lager

O que é uma Pilsner, e o que a torna diferente de uma Lager?

O mercado de cerveja artesanal está crescendo rapidamente, com cada vez mais pessoas bebendo cerveja do que nunca. Isto significa que há muitos estilos diferentes de cerveja disponíveis para escolher. Enquanto algumas são similares no sabor, outras têm um sabor muito distinto. Uma das confusões mais comuns que ocorre é diferenciar uma pilsner de uma lager. Muitas pessoas não sabem a diferença entre elas e confundem seu significado. Então, para entender a diferença entre Pilsen e Lager é preciso aprender sobre as diferentes famílias de cervejas.

cerveja-pilsen

Atualmente as cervejas são classificadas em 3 grandes famílias de fermentação: Ales (alta fermentação), Lagers (baixa fermentação) e cervejas de fermentação natural. Dentro de cada família estão seus respectivos estilos de cervejas, como por exemplo nas Ales os estilos mais conhecidos são: weissbier, pale ale, indian pale ale, porter e stout. Nas Lagers: pilsen, american light lager, vienna lager e dunkel. E nas de fermentação natural: faro e fruit lambic.

As cervejas Lagers são fabricadas a temperaturas mais baixas que as cervejas Ales e são fermentadas com levedura de fermentação que ficam fundo no tanque fermentador. Isto resulta em um sabor mais leve que as cervejas Ales e lhes dá mais carbonatação.

Então, pode-se presumir que uma pilsen é um estilo que fica dentro da família Lager, certo? Esse erro de nomenclatura ocorreu, pois as indústrias utilizaram o termo lager erroneamente nos rótulos das garrafas pilsen, ao invés de rotularem como American Lager.

O estilo American Lager surgiu nos Estados Unidos com objetivo de popularizar, pois tinha um custo baixo de produção. A American Lager é uma cerveja mais leve, possui milho e outros cereais não-maltados em sua fórmula, o que lhe confere um sabor mais sutil de malte e lúpulo. O que se bebe normalmente no Brasil com o rótulo de pilsen, é na verdade uma American Lager.

pilsen

Então, qual a diferença?

A Pilsen herdou esse nome após ser criada na cidade de Pilsen na República Tcheca. É uma cerveja clara, seu aroma e sabor destacam o malte e o lúpulo. Aos poucos, foram surgindo diversas variações e estilos, como o Bohemian Pilsner, German Pilsner e Classic American Pilsner. Em geral, elas são mais amargas, com espuma cremosa e branca. A cerveja do estilo Checo costuma ter o malte em maior destaque, já a do estilo Alemão o lúpulo tem maior destaque. Apenas esses dois estilos são considerados originais, atualmente, muitas cervejas são denominadas pilsen no rótulo, mas, muitas vezes, são variações originadas dos Estados Unidos. Alguns exemplos de cerveja Pilsen são a Beck’s e a Eisenbahn: Pilsen.

Sabendo que uma pilsen é um estilo de cerveja dentro da família das Lagers, podemos prosseguir esclarecendo com mais detalhes sobre três variações irmãs da Pilsen. A diferença entre esses 3 estilos é mínima em questões técnicas como graduação alcoólica, cor e amargor, o que mudam são alguns poucos ingredientes usados na fabricação, porém, além das semelhanças técnicas, cada variedade tem seu próprio perfil de sabor único que pode ser apreciado por bebedores de cerveja de todas as idades.

Bohemian Pilsner

Ela existe desde 1942 e ainda hoje é apreciada em todo o mundo. Recebeu o nome de sua cidade de origem, Pilsen, na República Tcheca e é feita usando apenas os melhores ingredientes e técnicas de fabricação.

O estilo de cerveja Bohemian Pilsner é rico em aroma, refrescante e com presença marcante do sabor do malte em equilíbrio com o amargor do lúpulo. A espuma deste estilo de cerveja é composta em sua formação por um creme branco, além de ser densa. Com um final seco, sua cor varia ainda de palha a dourada.

Por ser feita em “água mole” tem um corpo leve e arredondado, o que a torna fácil de beber.

German Pilsner

Originalmente elaborada na Alemanha no início de 1870, mais leve no corpo e na cor do que as Bohemian Pilsner e tende a ser mais seca e mais translúcida. O amargor é mais prolongado e a carbonatação é maior. As German Pilsner são servidas com uma espuma branca e têm um aroma e sabor de lúpulo europeu nobre, moderado e pronunciado, provenientes da lupulagem tardia durante o processo de fermentação.

American Lager

Normalmente é a cerveja de entrada para quem está começando a beber. É uma cerveja leve, refrescante e clara, em geral, apresentam notas sutis do malte no aroma e no sabor. Alguns exemplos de cerveja American Lager são a Skol, Brahma e Budweiser. Vale lembrar que a 5ª cerveja mais consumida no mundo é a brasileira Skol.

cerveja-artesanal
cerveja
lupulo-cerveja-diferenca-pilsen

É este o problema com a bebida, pensei, enquanto me servia dum copo. Se acontece algo de mau, bebe-se para esquecer; se acontece algo de bom, bebe-se para celebrar, e se nada acontece, bebe-se para que aconteça qualquer coisa.

Charles Bukowski

Conclusão

Lager é uma família de cervejas ao qual a pilsen está incluída. As cervejarias por conta de marketing e na história de divulgação do produto American Lager, usou a nomenclatura de forma errônea e confundiu os consumidores sobre o termo “Lager”.

Uma pilsner é uma lager, mas nem todas as lagers são feitas da mesma forma. Uma cerveja lager é, em última análise, uma cerveja que foi produzida usando leveduras de fermentação baixa a temperaturas mais frias. Os exemplos de cervejas Lagers chamadas comumente de Pilsen são:

Pilseners foram criadas na cidade tcheca de Plzeň, daí o nome pilsener. É caracterizada principalmente por seu sabor maltado, suavidade de paladar, amargor equilibrado e são fabricadas seguindo métodos específicos para alcançar as características (ou defeitos) desejadas pela cervejaria.

A American Lager é clara, brilhante, possui um corpo leve, com amargor leve e sabor relativamente neutro com um final seco e fresco. É comum que estas versões tenham outros cereais em suas receitas, como milho e arroz. Este estilo pode ser facilmente considerada como não padrão para uma verdadeira pilsner, sendo considerada como uma adaptação ao estilo original Checo. Muitas micro cervejeiras começaram a usar o rótulo de “pilsner” em cervejas que não são realmente apenas cervejas Pilsner.

A German Pilsner é uma cerveja alemã amarga, de corpo leve, altamente atenuada, de cor dourada e fermentação baixa, que exibe uma excelente retenção de espuma e aroma lupulado floral. Espumante, limpa e refrescante, uma German Pilsner apresenta a mais fina qualidade do malte e dos lúpulos alemães.

Apesar de tudo isso, sirva seu chopp e seja feliz!!

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *