harmonizacao-cerveja

Como harmonizar alimentos com cervejas

A cerveja é uma forma popular de bebida, porém nem todos sabem como combinar diferentes tipos de cervejas com certos alimentos. Como a cerveja é fabricada, ela assume certas características que podem nos ajudar a harmonizar com alimentos complementares. Abaixo estão algumas diretrizes gerais para harmonizar um tipo de cerveja com diferentes tipos de alimentos.

A cerveja é uma bebida versátil com a qual se pode harmonizar com diversas comidas

Quando se trata de combinar cerveja e comida, há algumas coisas que você precisa saber. A primeira é que o estilo da cerveja ditará com que alimentos você deve harmonizá-la. Por exemplo, uma cerveja pale ale é melhor harmonizada com frango ou peixe, enquanto uma IPA funciona bem com alimentos picantes.

Além disso, há vários outros fatores que determinam o quão bem dois tipos diferentes de alimentos irão juntos. Aqui estão algumas dicas para harmonizar cervejas artesanais com diferentes tipos de alimentos:

Harmonização de cervejas artesanais com comida italiana

A comida italiana é famosa por ser ousada e saborosa, mas isso não significa que não seja uma boa combinação para cerveja artesanal. O segredo é encontrar cervejas que complementem os sabores em seu prato, em vez de tentar mascará-los. Uma cerveja mais leve como uma IPA pode resistir à ousadia em um prato italiano, enquanto cervejas mais escuras como stouts ou porters ajudarão a realçar o sabor em algo como lasanha ou spaghetti e almôndegas.

Harmonização de cervejas artesanais com comida mexicana

A comida mexicana tem uma grande variedade de sabores, desde salsa picante até guacamole cremoso e tudo o que está entre eles. O truque ao combinar cervejas artesanais com pratos mexicanos é encontrar uma que melhore estes sabores sem dominá-los. Uma opção é uma pale ale americana.

Cervejas Pale Ale

As cervejas pálidas são o tipo mais versátil de cerveja, portanto, combinam bem com uma variedade de alimentos. Elas são ótimas com sanduíches e saladas, mas sua doçura maltada também as torna ideais para pratos mais saborosos como frango frito ou costelas de churrasco.

IPAs

As IPAs têm um perfil de sabor amargo, o que significa que eles são melhor combinados com alimentos salgados como bife e queijo. Mas eles também funcionam bem com pratos picantes como caril tailandês ou tacos mexicanos – até mesmo sobremesa!

Saison

As cervejas são fabricadas com uma variedade de grãos, incluindo trigo e aveia. O resultado é uma cerveja leve e refrescante, que tem um perfil de sabor picante e terroso. Os saisons combinam bem com o queijo cheddar, especialmente o cheddar suave.

Pilsner

Pilsners são cervejas leves que têm um perfil de sabor muito limpo e um acabamento crocante. Eles combinam bem com pratos como peixe frito ou asas de frango porque cortam através da gordura, mas não dominam os outros sabores da refeição.

Robustas

Stout são cervejas escuras que são pesadas na cevada torrada, o que lhes dá um sabor distinto de café. Elas se combinam bem com sobremesas de chocolate porque complementam a amargura uma da outra. Se você estiver procurando reduzir as calorias ao comer sobremesa, tente harmonizar com um stout ao invés de adicionar sorvete ou chantilly ao seu prato favorito!

Outros alimentos

As cervejas artesanais são melhor combinadas com alimentos que têm muito sabor e especiarias. Isto significa que um prato leve e pouco saboroso, como vegetais cozidos a vapor, pode não combinar bem com a cerveja artesanal.

Entretanto, há alguns alimentos que combinam bem com a cerveja artesanal. Alguns exemplos incluem:

Queijo: Queijos envelhecidos são melhor harmonizados com cervejas escuras como porters e stouts. A amargura da cerveja corta a riqueza do queijo, enquanto a doçura da cerveja complementa seus sabores fortes.

Nozes: A castanha é uma excelente maneira de acrescentar textura a uma refeição e complementar sua cerveja artesanal. As nozes assadas funcionam especialmente bem porque têm mais sabor do que as nozes cruas e são fáceis de comer enquanto se bebe sua cerveja.

Bacon: O bacon combina bem com qualquer tipo de cerveja, mas funciona especialmente bem com cervejas mais escuras e doces, como a cerveja imperial stout ou vinhos de cevada, porque equilibra a doçura destas cervejas.

Alimentos picantes: Alimentos picantes como caril indiano ou pratos mexicanos combinam bem com cervejas lupulosas, como IPAs, porque têm temperos saborosos que equilibram a alegria nestas cervejas enquanto adicionam outra camada de complexidade tanto aos pratos quanto às cervejas.

harmonizacao-cerveja-comida
cerveja-comida-harmonizacao
chop-delivery-floripa

A comida certa pode melhorar qualquer experiência de consumo de cerveja, e é mais divertido descobrir o que as cervejas combinam melhor com diferentes tipos de comida.

As melhores harmonizações são com alimentos que compensam o ingrediente principal das cervejas. Por exemplo, se uma cerveja tem uma alta proporção de lúpulo, você deve comer alimentos com algum tipo de componente amargo, como couves ou couves-de-bruxelas. Batatas fritas de tortilha e queso dip são boas para isso, ou mesmo algo tão simples como pão de azeitona ou molho de pesto.

Conclusão

Para a melhor combinação de alimentos e bebidas, tenha em mente que sabores diferentes se complementam melhor um ao outro. Isto acontece quando há um contraste entre o sabor de uma coisa e o sabor de outra. Por exemplo, você não gostaria de harmonizar uma cerveja azeda com algo doce porque ela não vai combinar bem. Encontre um equilíbrio entre doçura, salinidade e amargura ao selecionar uma cerveja artesanal.

A cerveja não é como o vinho. Se você estiver harmonizando cerveja com carnes vermelhas, ou mesmo carnes brancas, pense mais na linha de uma lager ou de uma IPA do que de uma Rye Stout. Essas duas harmonizações sugerem estilos diferentes de cerveja, por isso o peso e a intensidade da cerveja são mais importantes do que sua cor aqui. Por outro lado, se você está harmonizando cervejas mais doces com sobremesa, então faz sentido optar por um estilo mais doce. Portanto, mantenha estas sugestões em mente enquanto você continua a explorar estilos que talvez não tenha considerado antes, e experimente até encontrar algo que se adapte ao seu gosto pessoal!

.

Posts Similares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *